DICA: COMO MANTER- SE SAUDÁVEL E FELIZ!




BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE

Olá meninas!!!
Como agora estou começando a me cuidar mais (comecei com a academia e nutricionista), comecei a ir atrás de coisas novas para me manter mais saudável e de bem com a vida. Conversando com minha nutricionista Drª Claúdia, ela me apresentou a Biomassa de Banana Verde, a qual eu ainda não conhecia, e fiquei muito curiosa em saber o gosto desse alimento e se realmente faz todos os bens que ela me mencionou. E para minha surpresa esse alimento me deixou fascinada pois com apenas 2 semanas de uso percebi uma diferença imensa em meu corpo, tanto na disposição como também na mudança de humor para melhor. 
Então bora aprender um pouquinho sobre essa tal Biomassa de Banana Verde...      
                            


A biomassa de banana verde é uma grande estrela na gastronomia funcional devido a sua composição nutricional e versatilidade. Como tem sabor neutro, pode-se usar em receitas doces e salgadas e serve para espessar e substituir muitos ingredientes, como o glúten por exemplo.

“A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

A receita da biomassa é muito simples:

1 cacho de banana verde (é a banana que veio “direto do pé”, não passou pelo processo da estufa) de preferência orgânico.

Água até cobrir

Panela de pressão

Liquidificador

Modo de preparo:

Com a ajuda de uma tesoura ou faca, corte as bananas separadamente mas sem abrir a casca (tem que cortar bem em cima como mostra a foto) tomando cuidado para não deixar aparecer a parte branca de dentro. Lave-as. Coloque a água na panela de pressão para ferver e quando levantar fervura coloque as bananas (para dar um choque térmico). Tampe, e quando começar a chiar a panela, deixe por 10 minutos. Desligue e deixe a pressão sair sozinha, assim a banana vai continuar cozinhando, por mais 15, 20 minutos. Depois retire o resto da pressão e abra a panela com cuidado.

Aqui vale um aviso muito importante: NÃO jogue a água das bananas em cima de outras louças que estiverem dentro da pia, ela cria uma gosma e pode deixar a louça preta! Retire as bananas uma a uma e coloque em cima de uma tábua. Com a ajuda de um garfo e uma faca, corte a casca das bananas de comprido e retire a parte interna com o garfo. Quando acabar, coloque as bananas (pare interna) no liquidificador e bata com um pouco de água quente (NÃO utilize a água do cozimento, ela está cheia de tanino, que é a substancia que trava a língua quando a banana está verde, sabe? Então, ninguém quer isso né? Haha). Use o quanto for necessário para ajudar a bater. Está pronta sua biomassa!!

Ela dura cerca de 4 dias na geladeira, e pode ser congelada por até 6 meses. Para descongelar deixe na geladeira da noite pro dia, e no dia seguinte coloque-a em banho-maria, até voltar a consistência original.

  


Receita de Suco funcional para aumentar a energia e anti- depressivo:

- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa da biomassa de banana verde
- pedacinhos de gengibre

                                                        


Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.

Receita de suco Diuréticos e reguladores do intestino
Suco de melão, hortelã e biomassa de banana verde
Ingredientes:
1 colher de sobremesa de biomassa de banana verde
100g de melão
3 folhas de hortelã
240ml de água filtrada
             
                                      
Preparo:
Biomassa de banana verde: lave uma unidade de banana verde e coloque, com casca, em uma panela de pressão com água. Deixe cozinhar até formar pressão. Após quinze minutos sob pressão, desligue o fogo e retire, com cuidado, as bananas da panela. Amasse até ficar na consistência de uma massa.
Bata a colher de biomassa de banana verde, juntamente com o melão picado, as folhas de hortelã e a água no liquidificador. Sirva.

Meninas o que eu mais estou fazendo é o suco anti-depressivo, pois além de deixar a gente de bem com a vida ainda dá muita disposição no dia a dia.

Espero que vocês tenham gostado!

Segunda que vem tem mais novidades!!!

Beijinhos!!!

BATOM PRA QUE?


2 comentários:

  1. que bacaaaana :)super curti

    modacomsabrinaalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas!!
    cuidar da saúde é fundamental né, ainda mais na correria do dia a dia ;/

    Beijos

    ResponderExcluir

By Iâni Naíra