Dicas de como criar um blog


Olá meninas!!!

Esses dias estava fuçando na net e achei uma matéria bem legal no Yahoo dando dicas de como criar um blog.

Essa matéria traz muitas informações boas para quem tem ou esta pensando em criar um blog e ter sucesso.
  


Então vamos as dicas:

Em 1999, o jovem Evan Williams deu início a uma verdadeira revolução na internet. Ele lançou o Blogger, uma ferramenta capaz de permitir que qualquer pessoa, com um conhecimento mínimo de internet, pudesse publicar facilmente textos e imagens na forma de um diário online. Em outras palavras, um blog.

O fato é que cada vez mais gente está interessada em criar um blog. Muitos só querem um espaço virtual onde podem expressar livremente suas ideias. Outros pensam mais alto e planejam entrar para o grupo seleto de blogueiros que largaram seus empregos e hoje ganham dinheiro com seus sites.

Seja qual for o caso a seguir fizemos um tutorial para quem planejar criar um blog e fazê-lo se destacar entre os cerca de 120 milhões de blogs existentes atualmente no mundo todo.

Tema


Segundo o especialista o primeiro passo é a escolha do tema: "Sobre o que deseja falar? Escolha o seu assunto. Dê preferência por um tema sobre o qual tenha domínio. De nada adianta escrever sobre um assunto só porque ele está na moda. É melhor escolher um nicho sobre o qual você tenha conhecimento e autoridade".


Nome do Blog


A escolha do nome é muito importante. Para que seja encontrado mais facilmente pelas pessoas é preciso que ele contenha pelo menos uma palavra relacionada ao assunto tratado. Por exemplo: quando você vê um blog chamado "Blog do iPhone" ou "Site do Android" logo você sabe do que se trata. Isso facilita que as pessoas encontrem o seu blog.

  

Ferramentas gratuitas

Há várias ferramentas gratuitas que podem utilizadas para criar um blog na internet sem precisar conhecer HTML ou programação. As mais utilizadas são o Tumblr, o Wordpress e o Blogger. "Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Se a intenção for criar um blog mais profissional o Wordpress é o mais indicado. Ele possui uma série de plugins que podem ser usados para incrementar o site. Por outro lado tanto o Tumblr como o Blogger são mais fáceis de usar, na minha opinião", relata o blogueiro.

No caso do Blogger, a sua grande vantagem é a integração com outras ferramentas do Google como o Google Plus e o Adsense (serviço que permite ganhar dinheiro com o blog). Em ambos os casos não há a necessidade de se contratar um serviço de hospedagem.
  


Além disso blogs criados no Blogger são automaticamente adicionados ao site de buscas do Google. Basta criar uma conta e criar o blog, que ficará com um endereço do tipo "nomedoseublog.blogspot.com". Se preferir pode usar um domínio personalizado do tipo "www.nomedoseublog.com". Esse passo, embora opcional, é altamente recomendado.

Registrar Domínio

Há várias sites em que podemos registrar um domínio. No
Goddady, por exemplo, é possível registrar um endereço ".com" ou ".net" por menos de 10 dólares. No Brasil há outros sites com esse propósito onde é possível registrar um domínio ".com.br" por preços bem em conta. No www.registro.br há domínios disponíveis a partir de $ 30,00 por ano.

Escolha do Template

Independente de se registrar ou não um domínio, o layout (aparência do blog) é uma questão muito importante. Embora seja possível criar um blog utilizando os temas padrão do Tumblr, Wordpress ou Blogger uma boa ideia é utilizar temas (templates) mais profissionais. Há vários sites com templates disponíveis para download como o
www.premiumbloggertemplates.com,www.deluxetemplates.net ou www.btemplates.com.

Manutenção e Divulgação

Enfim, a criação e a manutenção de um blog não é difícil. Com a ajuda das ferramentas mencionadas acima isso não é problema. Mas isso é apenas o início do trabalho. Para efetivamente ter sucesso é preciso investir parte do tempo na criação de conteúdo e também na divulgação do blog. No primeiro caso é importante produzir artigos originais. Acredito que o maior erro na criação de um blog é a cópia de conteúdo.

"Eu, particularmente, fico furiosa quando encontro material que levei tempo pesquisando e produzindo publicado num blog sem a minha autorização. Além disso essa é uma prática que o Google detesta e pune, rebaixando o site nos resultados das buscas. E o mais importante: plágio é crime".



Alguns sites legais para quem  quer ter um blog de sucesso:


Ferramentas Blog - Um site com dicas e conteúdo para incrementar seu blog;

Escola Dinheiro - Site essencial para os blogueiro que desejam aprender a ganhar dinheiro na internet;

Google Analytics- Site para monitorar as estatísticas de sites e blogs;

Ferramentas do Webmaster do Google - Ferramenta criada pelo Google onde os donos de blogs podem encontrar diversas informações como a posição nos resultados das buscas, por exemplo.

Ocioso - O melhor site para divulgar os post do seu blog. Embora seja difícil ter um link aprovado, quando isso acontece, o site pode ganhar milhares de visitas num único dia.

SEO Master - Um excelente site para aprender técnicas de SEO (otimização para ferramentas de pesquisa).

Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado!!!

Beijinhos!

BATOM PRA QUE?

6 comentários:

  1. Olá te indiquei para responder um selinho, passa lá no Blog e pega o seu!
    Beijos,
    Blog by Érika Cibely
    http://erikacibely.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika obrigada por me indicar!!!
      Vou indicar vc também!!
      BjSSSSSSSSS

      Excluir
  2. Amei as dicas, o mais importante é ser original msm, as pessoas curtem coisas mais pessoais e "inéditas"

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Natália. Acho que quanto mais original melhor. Vou participar sim.
      Bjssss

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom que gostou Suzana. Volte sempre..
      Bjssssss!!!

      Excluir

By Iâni Naíra