Primeiros passos da fotografia


Olá meninas!!!
Hoje vou falar um pouquinho sobre o mundo das fotografias...
Como vocês já sabem, semana passada ganhei uma camera semi profissional. Fiquei imenamente feliz, pois agora minhas fotos tem muito mais qualidade (UHUUU)!!!
Mas com esse presente me veio uma dúvida como fazer com que minha fotos tenham qualidade profissional, pois não adianta nada ter uma câmera excelente e não saber usar suas funções...
Então, fui a busca de aprender um pouco sobre minha lindinha, e vu contar um pouquinho do que já aprendi!
Primeiramente li o manual, várias e várias vezes, a câmera tem 11 modos, tem zoom ótico de 21x (equivalente a 26-546 mm no formato 35 mm). Tem monitor LCD de 3 polegadas e filma em HD 720P, 16 megapixel e lente de cristal NIKKOR.

  
 
Pra começar primeiro vou falar de três itens importantíssimos e que são responsáveis por todo o ajuste do modo manual: o ISO, Diafragma e Obturador.

Mas para saber regular cada um, é preciso primeiro entender como funciona a câmera e porque esses itens são tão essenciais.

Minha câmera é ma Nikon L315, e nesse modeloque estou me baseando:


Vamos começar com o mais fácil, o ISO. Ele é responsável pela iluminação da imagem. Por isso, para ambientes mais escuros, você precisa AUMENTAR o ISO, e para ambientes mais claros, você pode deixa-lo baixo, em torno de 100, 200 – 400. Eu costumo deixa-lo sempre em 100 – 200, com o ISO muito alto, as imagens tendem a granular.

Já o diafragma é o tamanho da entrada de luz da câmera. Quanto maior ela for, mais clara e desfocada será sua foto, e quanto menor ela for, mais escura e nítida. Algumas câmeras compactas, não permitem que o diafragma se abra muito e por isso não conseguimos aquele efeito de desfoque no fundo. Isso é uma limitação da câmera. Já nas semi e profissionais, existem objetivas chamadas de “claras” que permitem que diafragma se abra bem.


E por ultimo o obturador, que é a velocidade das placas que compõem a câmera. Quanto mais lento você deixar o obturador, mais clara ficará sua foto, porque a placa ficará exposta à luz por mais tempo e quanto mais rápido, mais escura ela fica, porque a placa não fica exposta por muito tempo. Eu sempre deixo o obturador em 1/40 ou mais rápido, porque tremo muito.

  
Bom meninas espero que essa rápida explicação tenha ajudado vocês também...

Agora me digam se já usam câmeras profissionais e se foi difícil aprender  utiliza-las.

Beijinhos!!!

Entrando nos trinta!

4 comentários:

  1. Oii amiga.....como é legal uma câmera dessas hein??
    Amiga, eu como fotógrafa sou suspeita de falar porque amooo fotografia rsrs
    A melhor técnica pra ficar boa é o treino. Fotografe de diferentes formas e vá avaliando. Quando encontrar seu estilo é só sucesso!!

    Boas fotos pra você
    ^^Beijinhos
    www.roseoliveira-fotografia.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela valiosa dica Rose!! Sei que só vou aprender de verdade quando passar a treinar muito. Por enquanto to brincando de fotografar...
    Espero ver você mais vezes por aqui!
    Bjss!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma Nikon l315, eu amo ela, quero aprender mais a desfocar com ela, alguma dica ??

    beijos e obrigada por esse post explicativo flor.
    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu consigo desfocar quando aumento bastante o zoom e aproximo o objeto a ser fotografado. Em seguida dou uma meia apertadinha no click q tira a foto. Quando estiver focado o objeto é só fotografar. goretipaulino@hotmail.com

    ResponderExcluir

By Iâni Naíra